Notícias

 | 21/01/2009 18h54min

Hamas diz que conquistou "grande vitória" em Gaza

Líder do grupo afirma que Israel fracassou no campo de batalha e na política

O líder do Hamas, Khaled Meshaal, afirmou hoje que seu grupo conquistou uma "grande vitória na batalha de Gaza contra o inimigo sionista, que teve de declarar um cessar-fogo sem impor condições para a resistência". Em um pronunciamento transmitido pela rede de TV Al Jazira, o líder muçulmano comentou a situação na Faixa de Gaza, após a retirada israelense concluída nesta quarta-feira.

— O inimigo fracassou no campo de batalha e na política — disse Meshaal, que vive em Damasco.

O chefe do escritório político do Hamas, que controla a Faixa de Gaza, explicou que o fato de Israel interromper sua ofensiva três semanas após seu início, em 27 de dezembro, sem impor condições, é uma vitória para a resistência palestina.

Para Meshaal, Israel também fracassou no plano político, porque tentou, antes de lançar a operação militar, convencer o Hamas por meios diplomáticos a deixar as armas e aceitar uma trégua permanente, condições que o grupo palestino rejeitou.

— A batalha de Gaza é um ponto de partida que fixa bases para uma estratégia de libertar (os territórios), começando pela Palestina e continuando no resto da nação — acrescentou ele.

Meshaal ainda disse que os massacres cometidos pelo exército de Israel em Gaza são tentativas do inimigo de "cobrir seu fracasso contra a resistência".

— Esta foi a primeira guerra grande e verdadeira que os palestinos vencem em seu próprio território — insistiu.

As três semanas de ataques israelenses deixaram 1,3 mil palestinos mortos e outros 5 mil feridos.

Confira a linha do tempo do conflito na Faixa de Gaza e vídeos com análises:

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.